O suicídio é um assunto muito sério e não muito abordado na nossa sociedade, visto que é a 2ª principal causa de morte no mundo (responsável por 7,3%). Os que mais cometem autocídio são jovens entre 15 a 29 anos.
Os homens são os que apresentam as maiores taxas, porque são ensinados a ser durões, não se deixando abater por nada e até mesmo fingir que não tem sentimento e a não chorar na frente de outras pessoas. Houve uma redução expressiva no índice de autocídio entre mulheres, que caiu 50% nos últimos 30 anos, já entre os homens só aumentam.
Devemos sempre estar atentos aos sinais, porque ninguém comete suicídio do nada, antes que tal fato ocorra a pessoa deixa vestígios (como um pedido de ajuda).
- Começa a se afastar de familiares e amigos;
- Mudança no apetite;
- Se isolar no quarto;
- Demostra tristeza excessiva, sem vontade para participar de atividades com os amigos ou fazer o que se fazia antigamente;
- Inicio de depressão;
- Mutilação;
- Deixar de dar atenção para a forma como se veste ou se cuida.
Setembro Amarelo: tem com o objetivo direto de alerta a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenções, foi criado em setembro de 2014.
O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 141, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário